Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Projecto capacita jovens com habilidades empresariais

     Sociedade              
  • Huíla • Terça, 08 Outubro de 2024 | 14h58
Jovens em formação na Huíla
Jovens em formação na Huíla
DR

Lubango - Duzentos jovens com habilidades empresariais estão a ser formados, desde Setembro último, nos municípios da Humpata (Huíla) e Baía Farta (Benguela) pelo projecto Jovens Empreendedores do Futuro - “Kurima”, implementado pela ONG People in Need (PIN).

O projecto, em implementação desde Julho, tem um financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 150 mil dólares até Dezembro do ano em curso, consubstanciada na capacitação em três módulos, nomeadamente, negócios, empreendedorismo e serviços digitais, com foco no fortalecimento de pequenas empresas e cooperativas agrícolas locais.

Os jovens estão a ser formados em agro-negócio e empreendedorismo digital, com temáticas sobre finanças, modelagem de negócio, domínio do office e outras ferramentas digitais que lhes possibilitem viabilizar o que fazem a nível da produção local nos referidos mecanismos.  

Ao falar da iniciativa, em declarações à ANGOP, o gestor do projecto, Gomes Zage, afirmou que a iniciativa está a formar, numa primeira fase, iniciada em Setembro, 50 jovens de cada município, que fazem parte de cooperativas agrícolas, de pequenas e médias empresas, ou com ideias de negócios, mas tudo no âmbito local.

A segunda fase, disse a fonte, prevê formar mais cem, a razão de 50 para cada município e arranca em Novembro próximo, tratando-se de jovens com idades dentre dos 18 e os 27 anos.

Ressaltou que no final do curso, de um modo geral, o material digital (computador e o smartphone) volta para o PNUD, mas uma parte poderá ficar para os jovens que se destacam, ou apresentarem uma ideia de negócios viável ao longo da formação, para que possam alavancar as suas iniciativas.

A selecção dos formandos contou com o auxílio de outras organizações não-governamentais que têm trabalhado com cooperativas e associações agrícolas nas referidas localidades, conforme o responsável.

Gomes Zage lembrou que apesar do projecto ainda não ter a possibilidade de expansão, estão a implementá-lo, no sentido de cumprir os resultados preconizados para depois o financiador tomar a iniciativa de continuidade. EM/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Governadora reitera melhoria das vias de acesso no Cunene

 Quarta, 12 Fevereiro de 2025 | 11h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+