Sumbe - Quarenta e dois mil e 297 agregados familiares foram cadastrados, este ano, no município do Cassongue (Cuanza Sul), pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), com vista a receberem os valores monetários do projecto Kwenda, soube, este domingo, a ANGOP.
Segundo uma nota do FAS, o processo de cadastramento decorreu sem sobressaltos em todas as comunas e bairros do município e foi dinamizado pelos agentes comunitários, em colaboração com os técnicos do FAS e da administração municipal.
Neste momento, refere o documento, decorre o processo de validação das listas provisórias das famílias cadastradas, de modo a se identificar os agregados familiares inelegíveis ao programa.
“O FAS está a realizar, desde cinco de Junho, nos pontos fixos/bairros, o processo de validação das listas provisórias, com vista a serem identificados os agregados familiares inelegíveis. É o momento em que as famílias cadastradas têm a oportunidade de consultar os seus nomes e apresentarem possíveis reclamações”, salienta a nota.
O município do Cassongue é o quarto da província do Cuanza Sul contemplado no programa Kwenda e será o primeiro a beneficiar do incremento do valor, de 8.500 kwanzas para Kz 11 mil mensal, a ser pago trimestralmente.
No Cuanza Sul estão cadastrados 117 mil e 402 agregados familiares dos municípios do Seles, Ebo, Quilenda e do Cassongue.
Deste número, 65 mil e 564 famílias receberam a renda trimestral de 25.500 kwanzas, através das Transferências Sociais Monetárias, no período de 2021 a 2022.
Criado em 2020, o Kwenda é um programa do Executivo angolano, que visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis.
Operacionalizado pelo Fundo de Apoio Social, o projecto tem a duração de três anos e abrange quatro componentes, nomeadamente as Transferências Sociais Monetárias, a Inclusão Produtiva, a Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.
Está avaliado em 420 milhões de dólares norte-americanos e é financiado pelo Banco Mundial, com USD 320 milhões. Os outros 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional.CIJ/MCN