Benguela – Dezoito mil e quinhentas e vinte e uma famílias da comuna da Capupa, no município do Cubal (Benguela), começaram a a receber, esta quinta-feira, transferências monetárias no âmbito da expansão do Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”.
Cada família está a receber 51 mil e 500 kwanzas cada.
Na ocasião, a directora do Fundo de Apoio Social (FAS) em Benguela, Jasmim Ndatimana, informou que o Kwenda prevê beneficiar, nesta primeira fase, 62 mil famílias no município do Cubal.
Explicou que, na província de Benguela, o programa de transferências monetárias já beneficiou 10 mil e 703 famílias no município do Chongoroi, e outras 20 mil no Caimbambo.
A responsável enfatizou que o Kwenda prevê a inclusão produtiva, com o objectivo de apoiar as iniciativas locais geradoras de renda para grupos organizados em cooperativas ou associações.
Apontou ainda a municipalização da acção social, outra dimensão do Kwenda que está a ser concretizada com a criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI), para auxiliar as famílias com com vários serviços, como a viabilização do bilhete de identidade, da cédula pessoal, entre outros documentos, bem como intermediar conflitos de vária ordem no município.
"Para que fossem visíveis os resultados que estamos a testemunhar, foi preciso um processo rigoroso, participativo, de mapeamento e selecção dos bairros e aldeias, bem como a eleição de 58 agentes de desenvolvimento comunitário e sanitário (ADECOS). Isso permitiu que, de 09 de Junho a 01 de Julho de 2022, fossem cadastrados de casa a casa, 18 mil e 755 agregados familiares, dos 18.153 previstos em 125 bairros destas comunas", referiu.
A directora do FAS em Benguela recomendou às famílias, o uso racional do dinheiro, para melhorarem as suas condições sociais.
Já o administrador municipal do Cubal, Paulino Banja, disse que as famílias estão a beneficiar de um acumulativo de seis meses no valor de 51 mil e 500 Kwanzas, que visa ajudá-las a sair da pobreza extrema.
Uma das beneficárias, Ana Catumbo, visivelmente satisfeita, disse que recebeu 51 mil kwanzas que serão usados na compra de animais, como galinhas e porcos, para criação e aumento da renda familiar.
O programa Kwenda é uma iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Implementado pelo FAS e o Instituto de Desenvolvimento Local, desde 2020, deve beneficiar 62 municípios do país até ao final de 2022.