Ndalatando - Mais três mil famílias vulneráveis, no Cuanza Norte, estão a beneficiar de apoio directo no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), informou a vice- governadora para o sector Politico, Económico e Social, Luzia Bartolomeu.
As acções, implementadas pelas administrações municipais, circunscrevem-se na formação profissional, empoderamento feminino, promoção social, apoio com kits profissionais, agrícola e de pesca.
Consta ainda do programa, a promoção do turismo, cuidados primários de saúde, educação, cultura e desporto.
A responsável prestou esta informação, esta quinta -feira, a propósito da visita, de dois dias, da ministra da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Ana Paula do Sacramento Neto, para avaliação do impacto do PIDLCP nas comunidades.
Luzia Bartolomeu informou que em 2022 foram aprovados para a província 12 projectos, nos sectores da agricultura, água, pecuária, pesca e engenharia.
Apesar destas acções estruturantes, afirmou, há necessidade de serem criadas condições para a melhoria da prestação de serviços básicos à população, condicionado por limitação financeira.
Considerou que a situação socio-económica da província reclama por medidas urgentes de curto prazo, uma vez que a maioria da população continua a ter acesso limitado a serviços básicos, apesar da melhoria na última década. EFM/IMA/CRB