Luanda – O programa “Agro-Aprendizagem”, dedicado ao desenvolvimento de soluções educativas e sustentáveis por meio da agricultura, é lançado esta quinta-feira, em Luanda.
Segundo uma nota de imprensa, enviada nesta quarta-feira à ANGOP, o Agro-Aprendizagem é um programa integrado nas estratégias pedagógicas e educativas do Colégio Leme Educare e resulta de uma parceria estabelecida com a empresa Fazenda Escola.
A iniciativa visa promover uma educação global e estimular a inovação dos alunos, através de metodologias activas com recurso ao trabalho de projecto em cerca de 30 por cento da carga lectiva semanal das turmas.
“O programa foi construído de forma a apresentar propostas de actividades que tenham por base a manutenção de espaço privilegiado por meio da horta escolar, que reúne condições para estimular a curiosidade das crianças”, refere.
O projecto tem como objectivo levar as crianças a observar, explorar e ampliar os seus conhecimentos nas mais diversas áreas do saber.
Com o programa, que permite cultivar vegetais e hortaliças no próprio espaço, os alunos poderão ter a oportunidade de confeccionarem as refeições com alimentos mais frescos e nutritivos, contribuindo para uma educação alimentar de qualidade, para o desenvolvimento de comportamentos sustentáveis e preservação do meio ambiente.
“Através da partilha de conhecimentos e de experiências, este contexto de aprendizagem servirá igualmente para fazer ponte com a família e com a comunidade escolar”, indica.
Os impulsionadores do programa pretendem construir um modelo de aprendizagem capaz de ser replicado em mais escolas de Angola, dada a pertinência da agricultura e o paradigma educacional que estimula geradores de uma transformação pedagógica. CPM/OHA