Luanda - O programa de apoio financeiro "Crescer Juntos", de iniciativa do Banco Internacional de Crédito (BIC), já beneficiou 20 projectos sociais, em todo o país, informou, esta quinta-feira, o presidente da instituição, Hugo Teles.
Em declarações à imprensa, no final do acto de lançamento da segunda fase, explicou que foram financiados projectos nas áreas da educação, saúde e direitos humanos.
Conforme o presidente do Conselho de Administração do BIC, foram recebidas, na primeira fase, mais de trezentas candidaturas, sublinhando que o projecto teve um financiamento de meio milhão de dólares.
O programa Crescer Juntos tem por objectivo dar apoio financeiro, formação, mentoria e visibilidade às organizações sociais, empresas e aos particulares que se juntam ao programa.
Hugo Teles adiantou que, para essa segunda fase, as candidaturas vão até ao dia 31 de Agosto, e podem ser feitas através do site www.crescemosjuntos.ao.
Para este ano, prosseguiu, prevê-se atingir o maior número de candidaturas, com ênfase para as áreas do ambiente, cultura e desporto, porque na primeira fase a educação saúde e direitos humanos foram os que receberam mais propostas.
Por sua vez, um dos beneficiados do projecto, Benedito Muango, disse que o projecto lhe permitiu criar uma escola comunitária "Brilhar Angola", projecto contemplado com 20 milhões de kwanzas.
O montante, prosseguiu, foi canalizado na compra de materiais de construção, carteiras, materiais escolares, entre outros.
Já o mentor do projecto, Celso Grego, disse que o Crescer Juntos do Banco BIC representa a convicção de que “doar não diz respeito apenas a passar a caneta no cheque e a borracha na consciência”.
"É preciso acompanhar o dinheiro doado, porque ele sai do mesmo bolso do dinheiro que poupamos e queremos ver crescer. A doação, quando tratada como um investimento social, também faz crescer resultados sociais", vincou. LIN/ART