Luanda - O programa Crescer Juntos levado a cabo pelo Banco Internacional de Crédito (BIC) aprovou, quarta- feira, o financiamento de quinze projectos sociais para 2024, anunciou o presidente do Conselho de Administração desta instituição, Hugo Teles.
Segundo o presidente, que falava à imprensa no final da reunião do Conselho Consultivo do Projecto, os quinze processos seleccionados vão fazer parte dos outros dez financiados em 2022, totalizando 25 projectos desde o lançamento do programa.
Em 2022, prosseguiu, o BIC lançou o Programa Crescer Juntos com o propósito de ser a melhor plataforma de responsabilidade social de Angola no apoio a organizações sociais que empreendem soluções de combate à pobreza.
Hugo Teles acrescentou que uma das inovações que o programa traz para este ano tem a ver com o facto dos projectos seleccionados serem beneficiados com as verbas por dois anos consecutivos.
"Avaliamos que esta tem sido uma prática cada vez mais adoptada internacionalmente, por permitir o tempo necessário para que o projecto apresente maiores e melhores impactos sociais, exactamente o que buscamos com o Crescer Juntos", disse.
No processo selectivo deste ano, prosseguiu, o programa recebeu mais de 450 candidaturas que foram cuidadosamente avaliadas pela equipa técnica até que se chegasse ao número de 30 Ongs finalistas que foram entrevistadas pela equipa técnica.
"Estamos optimistas com os resultados até agora alcançados, especialmente com a adesão das actuais 16 empresas co-investidoras. Este é o espírito que anima o Crescer Juntos", asseverou.
Hugo Teles fez saber que mais de 50 mil pessoas já foram impactadas pelo programa e 14 organizações não governamentais passaram a estar legalizadas.
O programa Crescer Juntos tem por objectivo dar apoio financeiro, formação, mentoria e visibilidade para as organizações sociais apoiadas. LIN/ART