Ondjiva- Trezentos e 60 jovens dos municípios do Cuanhama, Ombadja e Cuvelai, na província do Cunene, participam desde o mês de Agosto em diferentes cursos técnicos profissionais no âmbito do plano Avança do Programa de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE).
O curso está a beneficiar 164 jovens no município do Cuanhama, 119 de Ombadja e 77 no Cuvelai, conforme fez saber o chefe do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional no Cunene, Jackson Lomboleni.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, explicou que o projecto Avança é direcionado aos jovens com idades compreendidas entre os 17 e 40 anos, com duração de 15 a 30 dias.
Durante a acção formativa estão a ser ministrados cursos de montagem de antenas parabólicas, reparação de geradores e de telemóveis, agricultura, educadores de infância, corte e costura, arte doméstica e adorno, mesa e bar, DJ, culinária e de pastelaria, decoração infantil, manicure e pedicure, cabeleireiro, barbeiro e jardinagem, de forma a estarem habilitados a criar novos negócios
Jackson Lomboleni enalteceu a importância da acção formativa por qualificar os jovens e facilitar a criação de pequenos negócios e empresas de prestação de serviço.
Aconselhou os jovens a aproveitarem as oportunidades que o governo coloca à sua disposição e apostarem no empreendedorismo, para contribuírem no desenvolvimento sócio económico da província.
O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 113/19, de 16 de Abril é um dos eixos de actuação do Executivo que visa o aumento dos níveis de empregabilidade, como mecanismo de combate à pobreza e à inclusão social.
O Plano, de âmbito nacional, visa ainda fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente dos jovens e mulheres, valorizar o exercício das profissões através da atribuição de carteiras profissionais e dar oportunidade de estágios aos cidadãos recentemente formados.
O surgimento de micro e pequenas empresas, através da atribuição de micro créditos, kits e ferramentas de trabalho, bem como a melhoria do respectivo ambiente de prestação de serviço, figuram igualmente entre os propósitos do PAPE.
Os objectivos deste Programa, em que jovem e mulheres constituem prioridade, são traduzidos na concretização das linhas orientadoras previstas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, particularmente na promoção da empregabilidade.