Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Profissional da Rádio Nacional de Angola vence " Prêmio Fórum Jornalismo

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 16 Dezembro de 2021 | 19h15

Luanda- A jornalista Marlene Eiuba da Silva, da Rádio Nacional de Angola (RNA), é a vencedora do prémio do Fórum de Jornalismo, na categoria "Jornalista do ano 2021".

O trabalho  reconhecido,  que levou a sua vitória, teve um foco social, realçando o papel da mulher rural na sociedade, sua resiliência diante dos desafios  enfrentados nos diferentes municípios do país .

A distinguida, com 17 anos de experiência profissional no ramo jornalístico e licenciada  em psicologia na Universidade Agostinho Neto, levou como prémio o valor de 1milhão de kwanzas.

Marlene Eiuba referiu  que escolheu  o tema que fala sobre a mulher rural por se tratar de mulheres sofredoras e que não medem esforços para ajudarem as suas famílias a trilharem bons caminhos.

Fez saber que o trabalho levou aproximadamente um mês e meio de desenvolvimento e emitido numa revista do planalto central, num dos programas da Radio  Nacional  de Angola e na rádio Huambo .

O fórum de mulheres jornalistas para igualdade de género decidiu também  homenagear,  nesta segunda edição, na categoria Prémio Carreira 2021,  o jornalista Reginaldo Augusto da Silva.

O jornalista com uma carreira profissional de mais de 25 anos desenvolveu a sua actividade profissional em vários médias locais e estrangeiros.

A propósito, o  ministro das telecomunicações , Tecnologias de   Internacional e Comunicação Social, Manuel Homem, disse que a mulher jornalista merece o seu lugar de destaque  e tudo deve ser feito para que o equilíbrio possa ser promovido pelos homens do sector da comunicação social.

Para o ministro, que pelo facto das mulheres serem a minoria e devem merecer por parte dos homens todo apoio, carinho e reconhecimento.

Adiantou ainda que todo esforço deve ser feito para que a igualdade no género passa ser uma realidade no país, aproveitando a ocasião para encorajar todo o trabalho feito pela organização  para o contributo de uma comunicação social cada vez melhor e que efectivamente responda aos desígnios.


" A resiliência e a dedicação feito pelos trabalhos farão concluir os objectivos, pois o Executivo está firmemente empenhado em trabalhar na melhoria da satisfação dos interesses dos jornalistas desde as condições sociais, profissionais",  salientou.

Já a coordenadora do fórum de jornalistas para igualdade do género, Milena Costa, agradeceu a equipa  e aos júris que trabalharam  arduamente  pelo trabalho feito para encontrar o vencedor  do jornalista do ano e do prémio carreira.

Fez saber que os júris  avaliaram os trabalhos  dos jornalistas baseando-se nos critérios da qualidade dos textos, imagens , edição e som, tendo como foco essencial a realidade das populações e inclusão de mulheres como eixo central.

O objectivo é incentivar as redacções a colocarem nas suas pautas a abordagem  de temas relacionados com a igualdade no gênero, a questão das populações impactadas  nas zonas de exploração de recursos minerais, violência doméstica, a situação da mulher rural no país.
 





Fotos em destaque

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23


Notícias de Interesse

MPLA apela reflexão em torno dos 50 anos de independência

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 22h11

Girabola2024/25: Técnico do Petro aponta erros de arbitragem

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 21h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+