Luena - Após um longo período de "perturbação", o fornecimento de energia eléctrica à cidade do Luena, capital da província do Moxico, é estável, afirmou, sexta-feira, o director regional leste da Empresa Nacional de Produção de Energia (PRODEL), Matumona António.
Depois de um período que em que registava apagões sucessivos na região, o responsável desta empresa disse à imprensa que o sector registou melhoria de forma significativa, resultado de manutenções profundos dos equipamentos eléctricos.
O engenheiro eléctrico, que falava no quadro de uma visita efectuada pelo governador da província, Ernesto Muangala, às infraestruturas do sector eléctrico da região, disse que nesta altura Luena conta com 55 megawatts, com aumento de três megawatts nos últimos três meses.
Este aumento, disse, dá maior folga no fornecimento de energia à população, sem quaisquer interrupções, sendo que algumas centrais como a do "Luena 2" "Hyundai" e "Wartsila" estão em pausa, devido ao bom funcionamento da central fotovoltaica, a nova turbina que a região beneficiou há dois meses e a barragem de Tchihumbwe.
Disse que as empresas do sector continuam a trabalhar para melhorar o fornecimento de energia eléctrica às populações, sobretudo no período da quadra festiva que se aproxima, bem como para acabar com os apagões momentâneos que se registam quando chove.
Por seu turno, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, reforçou a necessidade de se continuar a melhor as condições de vida da população, sobretudo com a garantia da distribuição da energia eléctrica e água.
Na província do Moxico, a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) controla mais de 22 mil consumidores, nos municípios do Moxico, Camanongue e o Luau. LTY/TC/YD