Lubango - A procura por mercúrio em engenhos explosivos não detonados resultou em nove acidentes, que mataram sete pessoas e feriram 24, de 2022 à presente data, nos municípios do Lubango, Quilengues e Cacula, na província da Huíla.
Na maior parte dos casos, os desastres deram-se em residências e casas de compra de sucata, cujas idades das vítimas varia de 15 a 50 anos.
A informação foi hoje, terça-feira, avançada à ANGOP, pelo porta-voz em exercício do Centro Nacional de Desminagem na Huíla, Fernando Katiavala, afirmando que as pessoas tem a falsa percepção de que nos engenhos explosivos contém mercúrio e quando encontram um artefacto do género, resolvem manuseá-lo para dele retirar o suposto metal líquido.
Destacou que a prática está a tornar-se recorrente nos últimos tempos, porque muitas famílias estão a encontrar na colecta de sucatas a sua fonte de sustento e quando encontram um engenho não medem esforços e arriscam.
Esclareceu que “as minas e bombas não contêm mercúrio” e o seu mau manuseio mata e mutila, para além de ser crime a sua portagem ilegal.
Sublinhou que a convenção de Ottawa de 1997 proíbe a transportação de engenhos explosivos de um lado para o outro, a actividade é reservada apenas para os especialistas na matéria, que em casos de necessidade procedem a destruição total dos mesmos.
“Quando nós estamos a abrir uma mina não estamos a procura de outra coisa senão a morte imediata, destruição de bens, serviços e até mesmo de ferimentos ficaram connosco a vida toda, por isso temos estado a passar informação aos populações sobre os perigos que as minas representam para as pessoas e a sociedade em geral”, elucidou.
O CND na província da Huíla controla 17 campos minados.
O mercúrio é um metal líquido e pesado que, sob condições normais, é encontrado em baixas concentrações no ambiente. Ele é naturalmente liberado devido a processos erosivos e erupções vulcânicas.
Uma das suas principais aplicações é na medicina, em esfigmomanómetros, termómetros, amálgamas dentárias e conservantes de vacinas (timerosal). BP/MS