Huambo – Os seis primeiros bebés nascidos, esta quarta-feira (1 de Janeiro) na maternidade do Hospital Geral do Huambo, foram agraciados com enxoval composto por roupas, conjuntos de equipamentos e material de higiene, num gesto que serviu para desejá-lo boas-vindas.
Os presentes foram entregues pela esposa do governador da província do Huambo, Catarina Alfredo.
As parturientes têm idade idades, entre 17 e 35 anos, enquanto os bebés, cujo primeiro dos seis, veio ao mundo às 00h10 minutos, nasceram com o peso médio de 3.30 gramas, todos de parto normal.
A iniciativa, testemunhada pelo governador Pereira Alfredo, se enquadra no ritual, generalizado em vários países do mundo, que visa presentear o primeiro bebé nascido em cada ano.
No acto de entrega dos enxovais, Catarina Alfredo desejou saúde aos recém-nascidos e a devida atenção dos progenitores, que devem começar com o registo de nascimento.
Disse ser uma tradição oferecer enxoval ao primeiro bebé nascido em cada ano, por representar um momento de alegria, principalmente, na província do Huambo, em que seis mulheres deram à luz nos primeiros minutos de 2025.
“É importante perceber que para ser mãe não basta só nascer, mas é importante tomar conta, educar e, acima de tudo, mostrar o amor e a formação para os meninos”, vincou.
Recorda-se que em 2023, a primeira bebé nascida na maternidade do Hospital Geral do Huambo, veio ao mundo, com três quilogramas de peso, quando passavam três minutos das zero horas de 1 de Janeiro.
Com a capacidade para 50 camas, a maternidade da maior unidade hospitalar da província, actualmente, em funcionamento provisório no Hospital municipal do Huambo, realiza em média 15 partos/dia, entre normal e por cesariana. ALH