Huambo - Os primeiros cinco bebés nascidos hoje, um de Janeiro, no Hospital Central do Huambo, receberam enxovais compostos por roupas, conjuntos de equipamentos e material de higiene, num gesto que serviu para desejá-los boas vindas.
Os presentes foram entregues pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika.
A primigesta Filipa Domingas Antónia, de 23 anos de idade, foi a primeira a dar à luz, quando foram 00h02, a uma bebé do sexo feminino, com três quilogramas de peso.
Dez minutos depois do nascimento do primeiro bebé, num parto normal, surgiram outros quatro, sendo dois do sexo masculino e igual número do feminino, nascidos de mães com idades entre 20 a 36 anos.
A propósito, a chefe de turno da Maternidade da maior unidade hospitalar da província, Emília Eyiuba, considerou calma e produtiva em termos de nascimentos a noite de transição de ano, com registo de 25 partos nos primeiros 40 minutos de 2022.
Avançou que todos os partos ocorreram normalmente e sem maiores complicações por parte das parturientes.
Já a governadora Lotti Nolika espera que os recém-nascidos cresçam com muita sabedoria e saúde, por representarem o futuro da província e do país em geral.
A governante reiterou o apelou sobre a necessidade do cumprimento das medias de biossegurança e a observância das restrições constantes no Decretos Presidenciais 315/21 e 316/21, todos sobre a situação de Calamidade Pública, para conter a propagação a Covid-19.
Em 2021, o primeiro bebé do ano nascido no Hospital Central, também do sexo masculino, veio ao mundo, pontualmente, às 00h00, quatro filho de uma cidadã de 35 anos de idade.