Dundo – As obras financiadas com fundos Eurobond e em curso na Lunda Norte há cerca de dois anos, estarão concluídas no primeiro semestre deste ano, anunciou esta terça-feira o governador local, Ernesto Muangala.
Tratam-se de cinco escolas de seis, 12 e 16 salas de aulas, perfazendo um total de 58 salas, um centro de formação profissional no estabelecimento prisional de Cacanda, uma ala de infantário no Hospital Sanatório, três centros de acolhimento de menores em conflito com a lei e um lar de idosos com capacidade de albergar 60 cidadãos da terceira idade.
Os empreendimentos nas áreas da educação, saúde, justiça e formação profissional, segundo o governante que perspectivava o presente ano político e económico, estão a ser erguidos nos municípios de Chitato, Cuango e Lucapa.
Ernesto Muangala avança que com a entrada em funcionamento das escolas, com realce para o Instituto Médio Politécnico de Lucapa (16 salas), a escola para cidadãos com necessidades educativas especiais (6 salas), mais de dois mil novos alunos entram pela primeira vez no sistema normal de ensino.
Informou que o funcionamento dos lares de acolhimento de menores em conflito com a lei e dos idosos vai contribuir na melhoria da assistência de pessoas da terceira idade e combater a delinquência juvenil.
O governante apelou aos empreiteiros no sentido de acelerarem as obras, para que as mesmas estejam concluídas nos prazos estabelecidos e possam servir a população.
No total, a Lunda Norte tem 36 projectos financiados pelos Eurobond.