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Primeira infância deve ser prioridade - INAC

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  • Luanda • Sábado, 01 Junho de 2024 | 17h06
Director-Geral do INAC,  Paulo Kalesi
Director-Geral do INAC, Paulo Kalesi
Alberto Julião

Luanda – A construção e apetrechamento de escolas, creches e centros infantis deve constituir uma prioridade, no quadro da educação da primeira infância, afirmou o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi.

Em declarações à ANGOP a propósito do Dia Internacional da Criança (1 de Junho), assinalado hoje, o responsável enfatizou a primeira infância como uma fase fundamental, tendo em conta que concorre para a definição da personalidade do cidadão.

Para si, a personalidade da pessoa molda-se nos primeiros cinco anos de vida e, por isso, há necessidade de direccionar todas as acções para a formatação da criança, mediante atenção especial.

Pediu um maior acompanhamento das creches e centros infantis existentes no país, apesar de na sua maioria serem privados, assim como um programa de formação de educadores e vigilantes de infância.

Informou que as acções da sua instituição incidem, sobretudo, na advocacia para que os administradores e governadores coloquem nas suas agendas a construção de equipamentos da primeira infância.

Por outro lado, Paulo Kalesi enfatizou que existem  programas de ensino para crianças, definidos pelos ministérios da Educação e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Neste sentido, lembrou que o Ministério da Educação tem capacitado os professores e outros agentes que intervêm no processo de educação da criança.

O director lamentou a existência de crianças nas ruas. “Infelizmente, temos casos de crianças vítimas de violência, envolvidas no trabalho infantil e outras abandonadas na via pública”.

No quadro da efeméride, o psicólogo Paxi Pedro disse que as creches desempenham um papel essencial na formação das crianças, promovendo o seu desenvolvimento em múltiplos aspectos e oferecendo suporte às famílias.

“As creches e centros comunitários têm como princípio proporcionar o bem-estar e melhorar o estado psico-emocional das crianças”, frisou.

O psicólogo apelou aos educadores a usarem métodos assertivos para facilitar a compreensão e aprendizagem das crianças.

No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. A efeméride foi assinalada pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar atenção para os problemas que as crianças enfrentam. AB/OHA



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