Luanda – A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, testemunhou esta sexta-feira, em Luanda, o lançamento da obra “Sexualidade, Saúde e Equidade” que aborda, entre outros temas, a educação sexual nas famílias e traz conselhos para pacientes com HIV/SIDA.
A obra, da médica e professora angolana Arnaldina Moisés, está em harmonia com a campanha “Nascer Livre para Brilhar”, iniciativa da Primeira-Dama da República que foi lançada em Dezembro de 2018, com a finalidade de reduzir a transmissão do HIV/SIDA de mãe para filho.
Ana Dias Lourenço testemunhou também a cerimónia de venda e sessão de autógrafos do livro, editado pela Mayamba Editora.
Em declarações à imprensa, Arnaldina Moisés referiu que a Primeira-Dama teve uma boa apreciação da sua obra, tendo em conta a temática do livro.
Composto por oito capítulos e 179 páginas, o livro aborda a educação sexual nas famílias, educação da sexualidade desde adolescência, aconselhamento anónimo para pacientes com HIV/SIDA, enfermidades crónicas não transmissíveis, ciclo de violência, sexo e prazer, disfunção feminina e masculina, entre outros temas, segunda a autora.
Disse que a obra reforça o papel dos pais no capítulo do diálogo com os filhos, sobretudo na fase da adolescência.
Na ocasião, o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Calesse, realçou que a obra traz benefícios para a sociedade em geral, tendo em conta a necessidade de maior dialogo entre pais e filhos sobre a sexualidade, no intuito da redução de casos de gravidez precoce.
Arnaldina Rebeca Sateleia Moisés, natural do Huambo, reside na cidade do Lobito, província de Benguela. É doutorada em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana, Cuba, onde concluiu o mestrado em Psicologia Clínica em 2016.
Obteve a licenciatura em Psico-Pedagogia, pelo ex-centro Universitário de Benguela da Universidade Agostinho Neto, actual Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), e possui uma pós-graduação em terapia e orientação familiar, pela faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.
Possui ainda uma pós-graduação em necessidades educativas especiais e transtornos de linguagem e comunicação, pela Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique Jose Varona, de Havana (Cuba). AMC/OHA