Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Primeira-Dama defende educação prioritária das meninas

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 15 Novembro de 2022 | 20h34
Primeira Dama durante visita ao complexo escolar lar de Nazaré
Primeira Dama durante visita ao complexo escolar lar de Nazaré
Gaspar dos Santos

Luanda - A Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, apontou, esta terça-feira, a educação das meninas como uma área de intervenção prioritária, por ser mais crítica e impactante no empoderamento das futuras e actuais mulheres.

Ana Dias Lourenço acredita ser importante investir na educação de meninas, pois assim se transformarão os  países e o mundo inteiro.

A Primeira-Dama falava on-line, como convidada de Honra, na nona edição da Merck Foundation África Ásia Luminary e celebração do 5o aniversário da Merck Foundation, que contou com mais de dois mil participantes, de forma presencial, no Dubai, e online pelo Mundo.

Ana Dias Lourenço lembrou que no passado mês de Fevereiro deste ano fez a apresentação formal da sua organização, a Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC).

A Fundação, de acordo com Ana Dias Lourenço  pretende actuar em Angola como veículo impulsionador e mobilizador no desenvolvimento de projectos que criem um forte propósito e possam ser continuados, preservados e replicados para o futuro de Angola e dos angolanos. 

Para o efeito, disse, foram escolhidas as áreas da economia local, do desenvolvimento comunitário rural, da protecção e solidariedade social, da saúde, da educação, da cultura e do ambiente para, de forma transversal e com as comunidades, fazer acontecer a melhoria das condições de vida dos beneficiários.

No quadro da estratégia 2022-2025 definiram como um dos eixos estratégicos o fomento de iniciativas, projectos e programas nos domínios da saúde, educação, meio ambiente e cidadania, e neste âmbito contam com o apoio de parceiros experientes como a Merck, para as iniciativas. 

Ana Dias Lourenço fez um apelo, em especial, para o domínio da saúde, em que o principal objectivo é promover a saúde, em realce para as mulheres e crianças, através do acesso aos cuidados básicos de saúde, em geral, da saúde sexual e reprodutiva e da educação. 

Para este desiderato foi definido como objectivo principal favorecer o desenvolvimento de uma educação inclusiva, que considere as diferentes necessidades e capacidades das crianças, jovens e adultos.

Realçou a importância da presença, no encontro, de membros da sua equipa para trocarem experiências e aprofundarem a cooperação no domínio da Educação, em especial no projecto “Educar a Linda/Educar a Weza” e no domínio da Saúde, onde pretendem desenvolver um projecto de saúde móvel intitulado Tata Uhayele (cuide da sua saúde na língua nacional Umbundu). 

Este projecto alia a criatividade e a saúde ao serviço das populações, através da gestão de Carruagens Clínicas ao longo na linha ferroviária, no corredor do Lobito a Luau, (Caminho de Ferro de Benguela), numa primeira fase, e depois nas outras duas linhas, de Moçamedes e de Luanda, priorizando a prestação de cuidados primários de saúde, às comunidades das Províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com especial ênfase ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres. 

Saudou a Fundação Merck pela sua disponibilidade para em parceria com a FDC apoiar a educação das meninas e iniciativas no domínio da saúde.

Ana Dias Lourenço reiterou  a sua satisfação em fazer parte desta Iniciativa que reúne Primeiras Damas e que permite partilhar as experiências de cada uma nos seus respectivos países.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

OMS regista redução de casos de dracunculose no Cunene

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 19h11

Línguas nacionais serão inseridas no sistema de ensino

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 18h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+