Viana- O presidente do tribunal da Comarca de Viana, Neves Moxi, disse nesta terça-feira, nesta localidade, que questões de natureza civil, fiscal, aduaneira e laboral de Viana sejam já resolvidos no referido tribunal neste ano judicial que abre em Março próximo.
Viana - O presidente do Tribunal da Comarca de Viana, Neves Moxi, informou, hoje terça-feira, nesta localidade, que questões de natureza civil, fiscal, aduaneira e laboral de Viana devem ser já dirimidos nessa área de jurisdição no ano judicial que abre em Março próximo.
Segundo o Magistrado Judicial, as condições básicas para o arranque estão criadas com pessoal suficiente e infra-estrutura, aliada a formação para a preparação técnica do pessoal, para que o arranque seja efectivo.
O magistrado falava durante um encontro com jornalistas de diferentes órgãos de Comunicação Social na aludida circunscrição, que visou reiterar a ideia do poder judicial de aproximar, cada vez mais, os serviços da justiça ao cidadão com celeridade, imparcialidade, transparência e comunicação eficiente.
“De alguma forma tínhamos que começar para diminuir o sofrimento do cidadão que tinha de percorrer quilómetros para abrir um processo contra alguém que vive em Viana ir até Dona Ana Joaquina”, à baixa da cidade de Luanda, referiu.
Salientou que precisam, com isso, que os serviços avancem, na medida em que uma vez inaugurado o Tribunal da Comarca de Viana, os outros tribunas não tenham competência de tratar questões ligadas com Viana.
Neves Moxi é o primeiro presidente do Tribunal da Comarca de Viana que conta com 45 juízes e seis salas (Família, Trabalho, Crimes Comuns, Crimes, Cível e Administrativo). HDC/SEC