Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, homenageou nesta quinta-feira a secretária-geral cessante da OMA, Luzia Inglês, pelo trabalho prestado à frente da organização nos últimos 22 anos.
João Lourenço entregou uma salva de prata, no quadro de uma série de homenagens feitas na cerimónia de abertura do 7º Congresso Ordinário da Organização da Mulher Angolana.
O líder do MPLA procedeu, igualmente, a outorga de um diploma de mérito, acompanhada de uma mensagem do Bureau Político do partido.
Para além da homenagem do líder do partido, Luzia Inglês recebeu, igualmente, lembranças do secretariado nacional executivo e dos 18 secretariados provinciais da organização feminina do MPLA.
Na ocasião, uma militante da OMA procedeu a leitura de uma mensagem de reconhecimento à Luzia Inglês Van-Dúnem pela sua trajectória e dedicação à frente dos destinos da organização.
O momento encerrou com o tradicional "Assalto da OMA" ao Congresso, com palmas efusivas, sob o olhar enternecido e visivelmente emocionado da secretária-geral cessante Inga.
A decorrer sob o lema "Mulher Angolana: Participação, Inclusão e Desenvolvimento", o congresso conta com a participação de mil e 500 delegadas de todas as províncias e das comunidades angolanas no estrangeiro.
A reunião magna, que vai eleger a nova secretária-geral da organização ao Comité Nacional, a candidata única Joana Tomás, discutirá e aprovará o relatório, bem como o programa de acção da OMA para o mandato 2021/2026.
A OMA, desde a sua fundação a 10 de Janeiro de 1962, tem dado o seu contributo à luta pela defesa das liberdades e dos direitos civis, económicos, políticos, sociais e culturais das mulheres, em particular, e do povo angolano, em geral, consagrados na Constituição da República de Angola.