Benguela – As preocupações dos jovens, nomeadamente o acesso à habitação social e à empregabilidade, terão respostas no quadro dos programas do Executivo, admitiu nesta terça-feira, em Benguela, a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa.
A governante, cuja digressão pela província de Benguela teve início segunda-feira, deixou esta garantia hoje, terça-feira, após um encontro com os líderes de associações juvenis e desportivas que serviu para auscultar os principais problemas da juventude local.
Palmira Barbosa destacou que a juventude angolana é tão proactiva que quer ver resolvidas as suas preocupações e, fruto disso, o Governo está a trabalhar para dar respostas às necessidades desta franja social.
Questionada pelos jornalistas relativamente às soluções face ao leque de preocupações levantadas na sequência do encontro, a ministra escusou-se a definir um horizonte temporal, respondendo que, após o périplo pelas províncias, "será feito um memorando para responder a todas estas questões".
No entanto, disse ter ficado com muito boa impressão da forma ávida como a juventude quer ouvir as soluções para os seus problemas, nomeadamente o acesso à habitação, a empregabilidade e material para a prática desportiva.
Nesse sentido, esclareceu que os membros da sua comitiva responderam a várias preocupações levantadas, não só na vertente das casas mas também “dos campos de proximidade das aldeias, que não temos”.
Embora tenha garantido que o Governo iria resolver os problemas apresentados, a ministra deixou claro que a seu tempo as soluções concretas serão conhecidas.
Por outro lado, também tranquilizou as associações juvenis e desportivas quanto à recuperação de algumas infra-estruturas desportivas, como estádios e pavilhões na província de Benguela.
Em sua análise, a auscultação foi “muito elucidativa” porque foram esclarecidas algumas informações que não iam ao encontro da realidade constatada no terreno. JH/CRB