Lubango - Os administradores dos Gambos, Francisco Barros e da Matala, Manuel Quilende destacaram hoje, segunda-feira, que os prémios conquistados na 10ª edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) representam o reconhecimento de um trabalho com o cidadão e eleva o nível de responsabilidade na gestão.
Gambos, na classe D, conquistou os cinco prémios. O primeiro lugar nas categorias de Desporto, Cultura, Turismo e Lazer, de Segurança e Ordem Pública, o segundo em Boa Governação, Transparência, Qualidade de Execução Orçamental, Protecção e Conservação dos Ecossistemas e Biodiversidade e terceiro na Educação e Qualificação Profissional.
A Matala, município do tipo A, conquistou as primeiras posições na categoria de Desporto, Cultura, Turismo e Lazer, e na de Igualdade e Inclusão, bem como na de Educação e Qualificação Profissional.
Em declaração hoje, segunda-feira, à ANGOP, o administrador dos Gambos, Francisco Barros, ressaltou ser um motivo de satisfação, uma avaliação do trabalho feito pela administração, em coordenação com a sociedade civil.
“O prémio nos motiva a continuar a trabalhar para garantir o bem-estar das populações, pelo que os valores ganhos vão ser presentes aos munícipes e ouvir o Conselho de Auscultação Social e posteriormente vão decidir qual vai ser a sua aplicação”, assinalou.
Já o administrador da Matala, Manuel Quilende referiu ser um reconhecimento que eleva o espírito de responsabilidade e continuar a trabalhar de forma activa, proactiva e incansável, contando com a participação de todos os munícipes.
“Vamos continuar a olhar no eixo do ensino primário, elevar o espírito das tecnologias de comunicação e comunicação, inclusão do género para continuar a merecer de forma activa e participativa nas acções do município”, destacou.
Ressaltou que com o prémio estão a agraciar todos os munícipes da Matala, um mérito também do trabalho deixado pelo antigo administrador, Miguel Paiva Vicente.
A capital, Lubango, vencedor do prémio “Melhor Município de Angola”, o seu administrador Lisender André, afirmou que o valor será aplicados em áreas com maiores dificuldades, mediante a uma atempada concertação.
Para além do destaque dos municípios em referência, a Chibia ficou em terceiro na categoria de Segurança e Ordem Pública, assim como a Cacula, no tipo C, na de Desporto, Cultura e Lazer.
A 10ª edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) decorreu em Malanje nos dias 9 e 10 do mês em curso. EM/MS