Cuito – Os prémios arrecadados pelos municípios da província do Bié, no 10º Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), poderão servir para reforçar o Orçamento Participativo (OP) das respectivas localidades, soube a ANGOP.
O prognóstico foi feito, esta sexta-feira, pelo administrador do município do Andulo, Justino Cassoma Covi, ao salientar que a distinção da municipalidade em cinco categorias, permitiu arrecadar 83 milhões Kwanzas.
Informou que boa parte desse valor poderá ser ajustada no Orçamento Participativo do município, cujos planos de utilização terão a participação directa dos cidadãos.
Justino Covi, no cargo há menos de um mês, realçou que as distinções traduzem o compromisso de continuar a trabalhar com lisura, clareza e disciplina na gestão da coisa pública.
Recorde-se que o município do Andulo conquistou o segundo lugar na categoria Participação do Cidadão e Qualidade do Serviço Público e as terceiras posições nas componentes da Educação e Qualificação Profissional, de Segurança e Ordem Públicas e na de Boa Governação, Transparência e Qualidade da Execução Orçamental.
Esta municipalidade ficou, igualmente, em terceiro lugar na categoria de Melhor Município de Angola, tipo A.
Por sua vez, o administrador do município da Nharêa, Neves Bambi, também prémios, disse que os valores arrecadados poderão dar suporte no fundo do Orçamento Participativo, para melhorar a qualidade de vida da população.
Disse que a ideia é fazer com que cada munícipe sinta os benefícios dos prémios, de forma colectiva, através da construção de mais manivelas, salas de aula e postos de saúde.
O administrador do município do Chitembo, Alexandre José Celestino, com dois troféu, que lhe valeram 18 milhões de Kwanzas, disse que os prémios estimulam a continuidade do bem-fazer e de primar, cada vez mais, na melhor gestão da coisa pública.
Deolinda Belvina Gonçalves, administradora municipal de Camacupa, com três categorias, que permitiu arrecadar 20 milhões de Kwanzas, disse que os prémios representam o compromisso que a Administração local tem com a população.
O município de Camacupa foi distinguido com os prémios de Boa Governação, Transparência e Qualidade da Execução Orçamental.
Os municípios do Cuito, Chinguar e Cunhinga, distinguiram-se, em uma categoria cada (Transporte, Mobilidade e Acessibilidades) ao passo que da Catabola, venceu a categoria de Melhor Município de Angola do tipo C.
Com estes prémios, o município de Catabola recebeu 80 milhões Kwanzas, Cunhinga oito milhões, enquanto o Cuito e o Chinguar foram agraciados com KZ cinco milhões, respectivamente.
O município do Cuemba foi o único que não pontuou nesta 10ª edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, realizado na província de Malanje.
Cada município recebe 25 milhões de Kwanzas para o Orçamento Participativo, valor controlado por um Comité Técnico de Gestão do Orçamento do Município. LB/BAN/ALH