Luanda - O Prémio Nacional de Jornalismo, edição 2022, será anunciado em Novembro, em homenagem ao mês da proclamação da Independência Nacional de Angola.
Os profissionais interessados em concorrer ao Prémio Nacional de Jornalismo, cujas inscrições terminam dia 25 deste mês, devem enviar as suas matérias via WhatsApp (923415902), e-mail: premiosjornalis-mo@minttics.gov.ao, pela página do Facebook (Prémio Nacional de Jornalismo de Angola), entregá-las no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) ou nas delegações provinciais do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Lançado em Abril deste ano, o concurso está aberto a todos os jornalistas angolanos cujos trabalhos tenham sido publicados no país de 1 de Janeiro de 2021 a 25 de Abril de 2022, através de portais de Internet, jornais, revistas e similares, bem como nos órgãos de Comunicação Social devidamente legalizados.
A apresentação das candidaturas deve ser feita com base numa ficha de inscrição do Prémio Nacional de Jornalismo, onde devem constar, além do nome do participante, dados como os números do Bilhete de Identidade, da Carteira Profissional e do Passe de Serviço.
Na categoria de imprensa o prémio abrange reportagens, entrevistas, dossiers, crónicas, cartoon e textos de análise, que incluem comentários, artigos e editoriais, de rádio e de televisão reportagens, entrevistas, crónicas, dossiers, programas de carácter cultural, económico, social, político, desportivo, musical ou internacional, enquanto no fotojornalismo os géneros de reportagem, foto singular e álbum, bem como galeria de fotos.
Constituem o júri do Prémio Nacional de Jornalismo 2022 Anastácio de Brito (presidente), Fernando Tati (jurado para a categoria de imprensa), Arlindo Macedo (rádio), Mariana Ribeiro (televisão) e Quintiliano dos Santos (fotojornalismo).
A institucionalização do Prémio de Jornalismo, desde 2008, tem como finalidade reconhecer o mérito e promover a qualidade do exercício da profissão.