Caxito- O Presidente da República, João Lourenço, procedeu, esta segunda-feira, na cidade de Caxito, à entrega das chaves de uma residência, na nova Centralidade do Bucula, ao desportista paralímpico José Sayovo, e aos familiares da heroína Teresa Afonso Gomes.
A centralidade Teresa Afonso Gomes, que comporta 486 habitações, numa primeira fase, foi inaugurada esta segunda-feira pelo Presidente da República.
José Sayovo agradeceu o gesto do Titular do Poder Executivo por ter beneficiado da residência.
Exprimiu, igualmente, satisfação pelo facto de, na localidade do Bucula, em Caxito, estar a ser erguido um centro de treinamento de alto rendimento denominado “Complexo Desportivo Paralímpico-José Sayovo Armando”, em homenagem ao velocista adaptado.
A primeira pedra para a construção da infra-estrutura, localizada na zona do Bucula (Caxito), foi lançada em 2022 pela então ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.
Orçado em 70 milhões de dólares, o imóvel está a ser erguido numa área de oito hectares, num prazo de três anos, comportando um campo de futebol com pista de atletismo, uma piscina olímpica e quadras multiusos.
De acordo com a maquete da obra, sob tutela da empresa de construção “Kora-Angola”, está contemplado, igualmente, um ginásio, área residencial com capacidade para 250 atletas, escola secundária, refeitório, zona social e administrativa.
O centro, que homenageia a grande referência do desporto angolano, com presença no pódio em três edições consecutivas dos Jogos Paralímpicos (Atenas´2004, Pequim´2008 e Londres´2012), servirá desportistas paralímpicos e olímpicos.
Cego depois da explosão de uma mina na guerra civil angolana, reconstruiu-se e ganhou oito medalhas paralímpicas entre 2004 e 2012, incluindo quatro de ouro.DC/VM