Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente da República autoriza obras em ravina no Zango 5 

     Sociedade              
  • Luanda • Domingo, 24 Janeiro de 2021 | 22h44

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, autorizou uma verba para a contenção e estabilização de uma ravina na Zona Sul da Centralidade do Zango 5, município de Viana, província de Luanda. 

Trata-se, em concreto, de um desembolso de mil, trezentos e três milhões, seiscentos e oitenta mil, trezentos e vinte e seis Kwanzas. 

Conforme o Despacho Presidencial nº 9/21 de 22 de Janeiro, publicado em Diário da República, sexta-feira, o Chefe de Estado angolano autoriza a contratação de uma empreitada de obras públicas para o início destas obras, com carácter emergencial. 

No Despacho, João Lourenço autoriza um Contrato de Fiscalização de Obras Públicas para a contenção e estabilização da ravina, no valor de trinta e nove milhões, cento e dez mil, quatrocentos e oito Kwanzas e setenta e oito cêntimos. 

A decisão, de acordo com o texto a que a ANGOP teve acesso, visa assegurar a adopção de medidas, com carácter emergencial, para travar o avanço progressivo dos solos na Zona Sul da centralidade, que originaram o surgimento de ravinas na localidade. 

No Despacho, o Presidente da República refere que estas ravinas colocam em risco de desabamento iminente a Estação de Tratamento de Águas Residuais, a conduta de abastecimento de água e os arruamentos internos daquela localidade.  

A medida de João Lourenço surge depois da realização de várias visitas de inspecção ao local, por técnicos do Governo Provincial de Luanda e da Administração Municipal de Viana. 

O problema das ravinas no Zango 5 começou a evidenciar-se há dois anos, por causa de um hipotético "erro de concepção do sistema de macro drenagem", segundo especialistas ouvidos pela ANGOP. 

A progressão da erosão, afirmam os mesmos especialistas, poderá causar, a curto prazo, problemas estruturais no sistema de fornecimento de água e nos cabos de fibra óptica.

Em caso de demora na intervenção, afirmam que a ravina poderia, ainda, cortar o sistema de telecomunicações e engolir edifícios no Bloco A da centralidade.

Segundo o engenheiro civil Angelino Kissonde, o problema da erosão dos solos na localidade resulta da "falta de sistema de drenagem, que consiste na colocação de esgotos para escoar as águas das chuvas e não só, instalações eléctricas, telecomunicações e arruamentos".

O especialista afirma que, durante a execução do projecto, deviam ter sido criadas condições de escoamento das águas de todos os esgotos, antes de chegarem ao seu corpo principal, a fim de serem transportadas até ao rio Kwanza, na comuna de Calumbo.

Quanto às soluções para o problema, sugere a realização de um trabalho urgente de engenharia na zona da "cabeça" da ravina, a fim de se estancar a sua progressão.

Na sua avaliação técnica, a erosão já atingiu um ponto alarmante, tecnicamente denominado voçoroca, o mesmo que um buracão  que ameaça a mobilidade dos moradores, situação que exige respostas rápidas da parte do Estado angolano. 

"O processo voçoroca é um fenómeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela água da chuva, onde  a vegetação não protege mais o solo", explicou o especialista em declarações à ANGOP.

Considera urgente estancar não só a ravina, que leva mais tempo, mas também na sua zona da cabeça, através do aterro com rachão, material agregado graúdo e com algumas percentagens miúdas e finas.

Fundamentou que este processo de intervenção técnica poderia ajudar a diminuir a velocidade da água na cabeceira das referidas valas, sublinhando que, quando a ravina está na fase inicial, o controlo pode ser feito com base na bioengenharia. 

Trata-se de um processo que consiste no uso da vegetação, com a plantação de capins feitiço, verde, elefante e bambus, para controlar a velocidade das águas das chuvas. 

A Centralidade do Zango 5 (Zango 8.000) foi construída na zona Sudeste de Luanda, município de Viana, para albergar uma população estimada de 48 mil habitantes.  

O projecto contempla sete mil e 964 fogos, desenvolvidos numa área total de 416 hectares, estando subdividido em 32 sectores urbanos. 

Quanto às tipologias deste que é o mais recente projecto habitacional de Luanda, contempla moradias isoladas e geminadas, e apartamentos de dois e três pisos. 

Conta com equipamentos sociais, como jardins-de-infância (cinco), escolas primárias (quatro) e secundárias (três), estando reservados espaços dentro da área urbanizada para a construção de edifícios públicos e administrativos





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Economista recomenda produtos nacionais na quadra festiva

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h15

Sagrada Esperança goleado no Egipto

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h00

Malanje reduz índice de HIV/Sida

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 19h44

Joe Biden reconhece transformações em Angola

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 19h21

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+