Benguela - O Porto do Lobito e a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) assinaram, recentemente, contratos de constituição de Gestão do Fundo de Pensões e de Seguro de Saúde em benefício dos trabalhadores da empresa portuária.
O acordo, enquadrado no âmbito da política de responsabilidade social, foi rubricado pelos presidentes do Conselhos de Administração do Porto do Lobito e da ENSA, Celso Rosa, e Helena Chicuba, respectivamente.
Na prática, os contratos de constituição de Gestão do Fundo de Pensões têm como objectivo garantir um complemento da reforma ordinária do trabalhador, para contribuir no seu bem-estar social e uma aposentação condigna.
Já o contrato de Seguro de Saúde visa proporcionar melhores condições de assistência médica e medicamentosa aos trabalhadores, elevando os níveis de produção e de produtividade na empresa, tendo em conta a sua responsabilidade no contexto sócio-económico nacional e internacional.
Na cerimónia, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, sublinhou a importância do acordo rubricado, ressaltando que cuidar da saúde dos colaboradores é fundamental para garantir uma maior produtividade na instituição.
O gestor destacou, ainda, que este seguro visa atender às principais preocupações relacionadas com a saúde, proporcionando assistência médica e medicamentosa de qualidade para os trabalhadores do Porto do Lobito.
Por seu turno, o primeiro secretário da comissão sindical do Porto do Lobito, Ernesto Muabi, destacou a relevância do Seguro de Saúde, por ser um passo adicional, para expandir a cobertura assistencial dos trabalhadores.
Dessa forma, o sindicalista reconheceu a pertinência do cartão de saúde, considerando-o um "marco de valorização e reconhecimento dos trabalhadores".
Para ele, o cartão vai garantir a assistência social tanto para os trabalhadores, quanto para os dependentes, com vista à prevenção de doenças laborais. JH/CRB