Tômbwa - A comunidade do bairro João Firmino e Tchinanga reafirmou, nesta sexta-feira, o seu compromisso com a preservação das infra-estruturas públicas e o combate ao vandalismo, durante um encontro com o administrador municipal do Tômbwa, Adilson Hach.
Durante a auscultação, os moradores mostraram o compromisso de manter vivas as infra-estruturas construídas em prol da comunidade e denunciar todos actos de vandalismo causados por jovens.
Este compromisso vai contar com o apoio das comissões de moradores e outros autores, de forma a manter as infra-estruturas conservadas e bem protegidas.
No encontro, a comunidade deste bairro manifestou algumas preocupações relacionadas com a necessidade de melhorias no abastecimento de água, reforço na iluminação pública, quebra de molas, expansão da alfabetização e apelou à vigilância colectiva para evitar danos em escolas, unidades de saúde e sistemas de energia e água.
Em resposta, o administrador municipal, Adilson Hach, anunciou a reabilitação do Centro de Saúde do Sul e destacou o papel essencial da população na conservação das infra-estruturas locais, bem como recorrer aos órgãos governamentais em busca de informações verdadeiras.
Disse ainda que os problemas foram identificadas e tão logo haja disponibilidade financeira serão seleccionados.
Neste encontro, a Direcção Municipal da Educação aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos pais e encarregados de educação da Escola Primária Comandante Kassanje na construção do muro de vedação do estabelecimento, incentivando outras comunidades a seguirem o exemplo.
Por sua vez, a directora municipal da Saúde, Solange Pedro, alertou sobre a confirmação do primeiro caso de cólera na província do Namíbe, reforçando o apelo para que a população adopte medidas preventivas.
Anunciou que nos próximos dias, a água será desinfectada com hipoclorito de cálcio directamente na fonte de abastecimento, dispensando o uso de lixívia pelas famílias. FA/SEC