Uíge - A primeira pedra para a construção de uma escola comunitária no bairro Paco-Benze, arredores da cidade do Uíge, foi lançada hoje, quinta quinta-feira, pela vice-governadora para área, Política, Social e Económica, Maria Cavumbo.
Actualmente, a província do Uíge conta com oito escolas comunitárias, sendo quatro na sede provincial e outras quatro nos municípios de Maquela do Zombo, Quimbele, Negage e Damba.
Com uma capacidade para albergar mais de 600 alunos do ensino primário, a escola comunitária de sete salas de aula será concluída no início do ano 2022, numa iniciativa da Associação das Escolas Comunitárias no Uíge (AECU).
Ao falar à imprensa, o director provincial da AECU, Nkondo Ilengo, disse haver perspectiva para a construção de outras escolas comunitárias, visando a melhoria das condições de ensino aprendizagem.
Criada em 2014, a Associação das Escolas Comunitárias no Uíge conta com 38 professores voluntários e tem como objectivo apoiar o Governo na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades. Foram matriculados, no presente ano lectivo, três mil e 915 alunos no ensino primário.