Malanje- Três mil habitantes da sede comunal do Cota, município de Calandula, voltaram a consumir água potável, desde quarta-feira (11), com a reabilitação e ampliação do sistema de água, até então paralisado, por questões técnicas.
O equipamento foi reabilitado pela Administração Municipal de Calandula, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza, visando garantir melhores condições de vida, bem como evitar doenças do fórum hídrico.
O director municipal da Energia e Águas, António Augusto, precisou que o sistema foi montado num antigo furo de água e ganhou seis chafarizes e dois reservatórios com capacidade geral de armazenamento de 57 mil litros de água.
Por sua vez, o administrador municipal adjunto de Calandula para área social e financeira, Kitas Ferreira disse que a problemática da água ainda afecta outras regiões, daí que o projecto de transformação de manivelas em pequenos sistemas de água, a semelhança deste do Cota, vai se estender pelo município.
Já o soba da comuna do Cota, Conceição Cassoma, enalteceu os esforços empreendidos pela Administração Municipal de Calandula, para proporcionar de volta o consumo de água pura aos populares.
Com a paralisação do sistema, a população consumia água de rios e de cacimbas, situação que colocava em risco a saúde pública.
Entretanto, alguns munícipes consideraram o fim de algum sofrimento, com esta iniciativa, na medida em que para além de consumir água imprópria, tinham de percorrer longas distâncias a pé até as fontes naturais em busca do precioso líquido.
A comuna do Cota dista a 35 quilómetros da sede municipal de Calandula e tem uma população maioritariamente camponesa, estimada em mais de três mil habitantes. NC