Talatona – Os peritos da Comissão Electrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) debateram, esta segunda-feira, em Luanda, o Plano de Acção deste sector até 2025.
Este plano de acção tem como mote a interoperabilidade, especialmente olhando para os desafios que os países da comunidade enfrentam a nível da diversificação económica, a melhoria dos serviços públicos, a mobilidade dentro da própria comunidade e trocas comerciais.
Segundo o director do Instituto Nacional de Modernização Administrativa (IMA) e porta-voz do encontro, Meick Afonso, que falava à imprensa, foram também abordadas acções a serem executadas quer do ponto de vista de cooperação quer do ponto de vista de execução de projectos até 2025.
Conforme o responsável, a agenda incluiu ainda a aobrdagem da proposta do regimento interno da reunião interministerial que terá impacto sobre o grupo técnico, os pontos focais da comissão electrónica, de modo a trazer acções mais concretas para os próximos tempos.
Este encontro enquadra-se no âmbito da II Reunião Interministerial da Governação Electrónica e a XI Reunião de Ministros das Comunicações, ambas da CPLP, que decorrerão de 17 a 21 do corrente mês.
Sob o lema, os "Desafios das Comunicações na Era Digital” as reuniões visam, além de outros, fazer o balanço do grau de implementação das acções de Governação Electrónica realizadas ao longo dos últimos anos nos Estados Membros, bem como analisar o estado e cumprimento das acções da Agenda Digital da CPLP.
A reunião de Ministros das Comunicações da CPLP, constituída pelos ministros e secretários de estado dos nove estados membros é realizada regularmente, de dois em dois anos, essencialmente voltada às acções de concertação e cooperação nos sectores em que são responsáveis.KAM/MAG