Caconda – A construção da ponte sobre o rio Quê, na comuna do Gungui, município de Caconda, província da Huíla, iniciada em Maio de 2023, está com 55 por cento de execução física e pode ser entregue já no início do segundo semestre deste ano, soube a ANGOP.
A ponte que recebe pela primeira vez trabalhos de construção definitiva, tem um comprimento de 25 metros e uma largura de 14, incluindo passeios e bermas. A obra está inserida no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) com um custo de 507 milhões 371 mil e 182 kwanzas.
A passagem liga os sectores de Nacandumbo e Fendi, na comuna do Gungui e está a cargo da empresa Metalosul, podendo ser entregues à população em Julho.
Ao falar da estrutura, à ANGOP hoje, quinta-feira, o fiscal da obra, Armindo Chilulo, afirmou que vai ser uma estrutura mista em que os encontros vão ser em betão e o tabuleiro em estrutura metálica, pelo que esta segunda parte, que compreende as vigas, carlingas, chapas colaborantes já tudo fabricado pela empresa, com os devidos tratamentos superficiais, atendendo à classe de exposição da mesma.
Declarou estar-se a terminar os trabalhos das fundações indirectas para seguir com um período de tratamento do betão e os ensaios sónicos, caso sejam aprovados, avançam com o maciço de encabeçamento, que são os blocos de fundação.
Posteriormente, segundo Armindo Chilulo, dar-se-á início a construção das paredes de encontro e depois a montagem do tabuleiro, uma ponte que poderá suportar um peso superior a 80 toneladas depois de concluída.
Actualmente local existe uma passagem provisória aberta há duas semanas, mas antes, a travessia era feita com dificuldade o que levava muitos a optar por dar à volta ao sector do Bandeira, uma trajectória de perto de 60 quilómetros.
O município foi contemplado com mais três pontes construídas no âmbito do PIIM, já concluídas nomeadamente a sobre o rio Vionga, na comuna do Waba, a sobre o rio Cuando, na Estrada Nacional (EN) 110, que liga Huíla-Benguela e a outra sobre o rio Tchaiombo na EN110, todas de âmbito central.
As pontes em referência financiadas pelo PIIM, nas comunas do Waba e Gungui, desde Setembro de 2020, estão orçadas, no valor global de mil milhões, 828 milhões, 695 mil e 870 kwanzas.
O município de Caconda dista a 230 quilómetros a Norte do Lubango, tem uma superfície de mil 715 quilómetros quadrados e uma população estimada em 227 mil 362 habitantes. EM/MS