Benguela - A governadora provincial do Bié, Celeste Adolfo, destacou hoje, nesta cidade, a figura de Dom Alexandre do Nascimento, falecido aos 99 anos de idade neste sábado, como um obreiro da paz que trabalhou para o bem-estar das famílias angolanas.
Celeste Adolfo falava à ANGOP, à margem do acto de comemoração do centenário da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), e lamentou a perda de "um grande líder, que trabalhou durante décadas para o bem-estar das famílias por onde passou".
Segundo a governante, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento teve como missão, durante a sua vida, levar mensagens de paz, harmonia e solidariedade entre as pessoas, cujo legado deve ser preservado pelas futuras gerações.
Para a deputada à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Benguela Deolinda Valiangula, Dom Cardeal Alexandre do Nascimento foi um homem de fé, que trabalhou com várias gerações de angolanos e defendeu a harmonia entre todos os povos.
Deolinda Valiangula considera que os seus feitos e legado devem ser seguidos por todos angolanos.
Já a vice-presidente da UNITA, Arlete Tchimbinda, considera que a nação "parou" para homenagear Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, que foi um grande obreiro da igreja Católica.
A deputada pediu que os angolanos continuem a rezar para que Deus o receba e continue a brilhar tal como fez na terra.
O secretário-geral da IECA, Luciano TchanhelelaTchianeke, disse que conheceu Dom Alexandre Cardeal do Nascimento na década de 90 e que o considerava "um grande pai", ficando para os cristãos a saudade.
"A nação angolana deve chorar o seu filho com esperança", enfatizou.
Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, morreu neste sábado, em Luanda, vítima de doença, aos 99 anos de idade.
Nascido a 1 de Março de 1925 em Malanje, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento tornou-se bispo em 1925.
O nome do único e primeiro Cardeal da Conferência Episcopal de Angola está associado à comunidade política, à criação da Universidade Católica de Angola e à reabertura da Rádio Ecclésia, Emissora Católica de Angola. CRB