Calumbo - Os moto-taxistas do município do Calumbo, província do Icolo e Bengo, estarão nos próximos dias identificados de coletes e capacetes com cores específicas, correspondentes às áreas de actuação, visando assegurar maior segurança aos cidadãos.
A informação foi avançada hoje domingo à imprensa, pelo comandante municipal de Viana, Carlos Neto, no final de um encontro que manteve com a Associação de Motoqueiros e Transportes de Angola (Amotrang), dos Taxistas de Angola (ANATA) e o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
O oficial superior esclareceu que no âmbito da nova Divisão Política Administrativa do País, apesar do Zango pertencer ao município de Calumbo, província do Icolo e Bengo, do ponto de vista da estrutura orgânica da polícia, ainda está sob o controlo do município de Viana, província de Luanda, provisoriamente.
Essa acção, ligada ao policiamento proximidade, visa ter maior controlo sobre os actos dos moto-taxistas e facilitar a identificação dos malfeitores, assaltantes, que usam motorizadas para assaltar cidadãos na via pública, mormente nas primeiras horas do dia e à noite.
Por sua vez, o coordenador da comissão instaladora do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no município de Calumbo, Mohamed Djibu, afirmou que nos últimos dias têm registado vários assaltos no Zango, com recurso a motorizadas abordo de jovens armados, que em alguns casos de resistência da vítima, termina em morte.
Por isso, o coordenador do bairro, Elizeu Mayala, apela a polícia a efectuar a patrulha no período das 05 horas, por ser o horário predileto dos meliantes que se aproveitam dos cidadãos indefesos que madrugam para os locais de serviço.
Já o músico “Pai Latifa”, presente na actividade, encoraja a polícia a continuar a sensibilizar os jovens para se absterem das práticas nocivas à sã convivência social. NGS/DP/AJQ