Ondjiva - Catorze mil e 573 litros de combustível para comercialização na vizinha República da Namíbia foram apreendidos por efectivos da Polícia Nacional, na província do Cunene, soube hoje a ANGOP.
Trata-se de oito mil e 93 litros de gasolina e seis mil e 480 litros de gasóleo, adquiridos supostamente nos postos de abastecimentos de Ondjiva, Namacunde e Ombadja.
O director do gabinete de Comunicação Institucional do Comando da Polícia Nacional, Nicolau Tuvecalelea, disse esta segunda-feira à ANGOP que durante a operação foi possível apreender duas viaturas que transportavam o referido combustível.
Na mesma vertente, o oficial fez saber que especialistas do Departamento de Ilícitos Penais (DIIP) recuperaram 113 cabeças de gado, sendo 103 caprinos e 10 bovinos que foram restituídas aos seus donos.
Referiu que a recuperação dos animais resulta de diferentes acções operativas e de denúncias.
Nicolau Tuvecalela apontou ainda a recuperação de quatro armas de fogo, 21 motorizadas, 53 varões, 16 pneus, 11 botijas de gás butano, igual número de televisores plasmas e telemóveis e sete tubos de ferro.
Falou ainda da apreensão de quatro quilogramas e 181 mortalhas de estupefacientes.
Por suposto envolvimento nas acções, foram detidos 10 cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 20 e 30 anos, como presumíveis autores destes crimes, tendo já sido presentes ao Ministério Público.
Informou que a operação, decorrida no mês de Março, teve como objectivo mitigar e esclarecer os crimes de natureza diversa por forma a devolver "o espírito de segurança" ás populações. FI/LHE/OHA