Cuvelai – Cento e 45 cabeças de gado de várias espécies foram recuperadas pela Polícia Nacional (PN), na província do Cunene, durante a quarta fase da operação "Okwamena Eliko mo Cunene", que decorreu de 22 de Outubro a 22 de Novembro deste ano.
A informação foi avançada segunda-feira pelo delegado do Interior no Cunene, comissário Alberto Paulo, adiantando que entre os animais recuperados constam 93 bovinos, 38 caprinos, 12 ovinos e dois suínos.
De acordo com o responsável, que falava à margem do acto de apresentação dos resultados da operação "Okwamena Eliko mo Cunene",, durante o período em referência as forças da ordem detiveram 34 cidadãos nacionais por suposto envolvimento na prática de roubo e furto de gado, o que permitiu a abertura de 33 processos -crimes remetidos ao tribunal.
Na ocasião, a alta patente exortou as autoridades tradicionais e a população no sentido de continuarem a colaborar com a corporação no combate ao furto e roubo de gado, visando a protecção dos animais que constituem a principal economia das famílias na região.
Alberto Paulo incentivou ainda os criadores a colocarem marcas nos seus animais, com vista à facilitar a identificação em caso de roubo.
Por seu turno, Norberto Mateus, que viu restituído 13 cabeças de gado, enalteceu o trabalho da Polícia Nacional, defendendo o reforço das acções de fiscalização das viaturas que transportam o gado para a venda em Luanda, justificando que muitos animais furtados transitam com guias falsas.
A operação "Okwamena Eliko mo Cunene" decorre desde Janeiro, sendo que na I e II fases foram recuperados 360 animais no município do Cuanhama e na III 276 cabeças de gado em Ombadja, já restituídos aos proprietários.
Dados do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pesca da província do Cunene apontam para existência de um milhão e 100 mil cabeças de gado, 78% das quais em posse de criadores tradicionais.PEM/LHE/MCN