Ndalatando - O Comando Provincial do Cuanza Norte da Polícia Nacional solicitou, nesta sexta-feira, em Ndalatando, às famílias no sentido de evitarem excessos em convívios, durante a comemoração das festas de Natal e de passagem de ano novo, para se evitar incidentes que possam se constituir em crimes.
O conselho foi dado pelo porta-voz do comando provincial da corporação, inspector-chefe Edgar Salvador, durante uma palestra dirigida aos vendedores do mercado de Catome de Cima, no âmbito da prevenção criminal durante a quadra festiva.
Edgar Salvador encorajou aos cidadãos à observância das normas da boa convivência, harmonia e a solidariedade, evitando rixas e conflitos que os possam levar às prisões.
Precisou que a polícia quer que os cidadãos festejem com tranquilidade o Natal e o ano novo, apelando-os a colaboração na denúncia dos que perturbarem a ordem.
Apelou ainda, as famílias a redobrarem a educação dos filhos para que cresçam com responsabilidade e evitem enveredar pela delinquência.
A palestra decorreu sob o lema “Delinquência juvenil, causas e consequências contra o património moral e cultural e os constrangimentos registados na circulação rodoviária”.
Visou sensibilizar os cidadãos para a prevenção de delitos e a sinistralidade rodoviária.
Em declarações a ANGOP, Maria Madalena Lourenço, uma das vendeiras do recinto, louvou a iniciativa da Polícia Nacional em promover a palestra.
Referiu que a delinquência juvenil constitui um problema “gravíssimo” no interior do mercado, marcado por assaltos com armas brancas visando, sobretudo, vendeiras e arrombamentos de armazéns para furtar vários bens.
Por sua vez, Eva Gaspar Francisco apelou ao reforço da presença dos efectivos da Polícia Nacional no mercado, para desencorajar a onda de assaltos de que tem sido vítimas os comerciantes.