Mbanza Kongo – A Polícia Nacional, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, deteve na madrugada desta segunda-feira, nesta cidade, quatro cidadãos nacionais acusados de assalto à Missão Santa Ana da Igreja Católica.
Trata-se de cidadãos com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, que de imediato foram detidos pelos efectivos do Comando Municipal da Polícia Nacional, em parceria com os especialistas do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP).
Ao apresentar os resultados da micro-operação, o porta-voz da corporação, intendente Luís Bernardo, disse que com os meliantes foram recuperados dois computadores portáteis do bispo da diocese de Mbanza Kongo.
Acrescentou que esta é a segunda vez em menos de um ano que a missão da Santa Ana, localizada no bairro Martins Kidito, periferia de Mbanza Kongo, é assaltada pelos marginais.
Durante a micro-operação, foram detidos outros 32 supostos meliantes, indiciados nos crimes de roubo, furto qualificado, ofensas graves à integridade física e vandalismo, cujas acções criminosas ocorreram nos bairros 11 de Novembro, Martins Kidito e 4 de Fevereiro.
Foram apreendidos diversos meios, com destaque para electrodomésticos, telemóveis, motorizadas, computadores, balões de fardo e materiais eléctricos, estes últimos furtados em estabelecimentos comerciais da cidade.
A cidade Mbanza Kongo conta com uma população estimada em mais de 155 mil habitantes, distribuídos por cinco bairros: Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 11 de Novembro e 4 de Fevereiro. DMN/JL