Uíge - O segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, subcomissário David Tchitundo, destacou hoje, segunda-feira, o papel da Agência Angola Press (ANGOP) na recolha, tratamento e distribuição de informação sobre a realidade social, económica e política no país e no estrangeiro.
David Tchitundo fez este reconhecimento no final de uma visita efectuada pelos efectivos da PN local à delegação da ANGOP-Uíge, inserida nas comemorações do 46 aniversário da PN, a ser comemorado no próximo dia 28 de Fevereiro.
O segundo comandante destacou igualmente a cooperação existente entre a ANGOP e várias agências de notícias do mundo, o que tem contribuído para a divulgação dos acontecimentos nacionais no exterior do país e vice-versa.
A aposta da ANGOP na produção de conteúdos audiovisuais também foi destacada pelo segundo comandante.
“ Saímos desta visita com uma boa impressão, a julgar pela informação que nos foi passada, porque ainda existiam algumas dúvidas sobre o funcionamento da ANGOP”, disse.
Durante a visita, os efectivos da corporação percorreram as distintas áreas da delegação, nomeadamente, a redacção, técnica e outros gabinetes, tendo recebido informação detalhada sobre o funcionamento da empresa.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico, data adaptada para as celebrações da empresa.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", na sequência do lançamento do seu primeiro despacho, com a sigla ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial. Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas.