Huambo – A Polícia Nacional frustrou, na passada quinta-feira, no município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo, a falsificação e tentativa de inserção no circuito financeiro de 20 mil 800 dólares norte-americanos (USD), soube a ANGOP.
Em nota imprensa distribuída, esta segunda-feira, as forças policiais dão conta da detenção, em flagrante, de um cidadão nacional de 51 anos de idade, no bairro São José, arredores da vila municipal da Chicala-Cholohanga, quando tentava introduzir as referidas notas no sistema financeiro.
Refere que o facto ocorreu numa altura em que o implicado pretendia trocar 20 mil 800 dólares norte-americanos, supostamente, falsos por 300 mil Kwanzas a um cidadão, que depois de várias negociações e ao se aperceber de que estava metido com um burlador, accionou a Polícia Nacional, por via telefónica.
Após diligências, lê-se, foi possível ainda apreender 10 milhões 175 mil Kwanzas reajustados, fora de circulação e também falsos.
O implicado e os respectivos valores serão encaminhados ao Ministério Público, para procedimentos legais que se impõem.
Recorde-se que a última apreensão de moeda estrangeira, alegadamente, falsa ocorreu em Abril de 2022, quando as forças de Segurança detiveram, nesta região do país, cinco cidadãos que tentavam introduzir 50 milhões de dólares norte-americanos no mercado cambial.
Localizada no Planalto Central de Angola, a província do Huambo tem uma população estimada em dois milhões 700 mil habitantes, distribuídas em 11 municípios e 37 comunas. ALH