Malanje- O comandante provincial da Polícia Nacional, comissário João Cariqui, advertiu hoje, em Malanje, os efectivos a evitar excessos no acto do policiamento de proximidade, por ocasião da quadra festiva.
De acordo com o responsável, urge as Forças da Ordem promoverem a cidadania e a segurança dos munícipes no período de natal e de passagem de ano, para que o convívio das famílias não desencadeia em tragédias.
Falando em parada geral para apresentação do aparato policial de asseguramento da quadra festiva, João Cariqui precisou que essa postura que se requer da corporação, visa também honrar a pátria, daí que deve ser adoptada por todos os efectivos.
Entretanto, alertou para o redobrar da vigilância e dos esforços da Polícia na luta contra os crimes, tendo o cidadão como o centro das atenções, devido aos excessos de consumo de bebidas alcóolicas e dos ânimos das pessoas.
“Devemos estar atentos aos acontecimentos e redobrar a vigilância, para sabermos quem são os malfeitores e quem está contra a ordem e a tranquilidade públicas”, frisou.
Por sua vez, o director do Gabinete Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior, Junqueira António disse que para o asseguramento da quadra festiva, estão mobilizados quatro mil efectivos da Polícia Nacional, Serviços de Investigaçao Criminal (SIC) e de Protecção Civil e Bombeiros, bem como das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Precisou que as forças castrenses estão preparadas para prevenir e acudir situações anómalas, mas os mecanismos repreensivos e coercivos serão accionados contra aqueles que infrigirem a lei e causar instabilidade social.
Nesta senda, Junqueira António apelou para a denúncia dos casos de cometimentos de crimes. NC/PBC