Luanda – Duzentas e quinze (215) casas de pesagem de material ferroso foram encerradas pela Polícia Nacional, em Luanda, de modo a reduzir o número de furtos e danos a bens públicos que incidiam na subtracção ilícita de metais não preciosos.
A informação foi avançada pelo porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel, durante o balanço da operação "Fecho”.
O oficial explicou que foram encerradas 215, das 230 casas de pesagem existentes no município de Luanda, concretamente nos distritos da Ingombota, Sambizanga, Maianga, Rangel e Samba.
As casas de pesagem de ferro, disse, têm sido o destino dado aos materiais como cabos eléctricos, retirados de cabines e de postes de energia, ou de sinalização de trânsito, e tampas de esgoto, práticas que têm causado enormes prejuízos ao Estado e comunidades.
Pelo aumento alarmante da prática, frisou, algumas casas com esta finalidade estão a ser encerradas e seladas, de forma a existir um melhor controlo.
A medida, explicou, não tem sido do agrado de alguns proprietários destas casas. Por isso, adiantou, foi detido, na última semana, um cidadão da República da Guiné, pelo crime de desobediência, uma vez que decidiu, como forma de continuar com o negócio, danificar o selo colocado pela Polícia na porta da casa de pesagem, localizada no bairro do Catambor, Distrito Urbano da Maianga.
A operação "Fecho” resultou na detenção de 20 cidadãos, implicados em diversos crimes. Permitiu esclarecer 23 crimes e recuperar três armas de fogo. AB/OHA