Lubango - Dois cidadãos nacionais de 23 e 28 anos de idade foram detidos, no fim-de-semana, pela Polícia Nacional (PN), no município do Lubango, província da Huíla, em posse de seis presumíveis pedras de diamante, que seriam comercializadas ao valor de um milhão 900 mil kwanzas.
A informação foi hoje, segunda-feira, avançada à ANGOP, pelo chefe de Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Provincial da Polícia Nacional, na Huíla, superintendente Pedro Cassoma Mendes, realçando que os mesmos incorrem no crime de comercialização de minerais estratégicos.
Segundo oficial, a detenção aconteceu por volta das 16 dos três do mês em curso no Bairro Lucrécia, concretamente, no Centro Comercial Millenium, quando os suspeitos comercializavam de forma camuflada os diamantes a um cidadão de nacionalidade chinesa, que fugiu.
Destacou que no acto da detenção, instados, os jovens alegaram que as pedras foram adquiridas na província da Lunda Norte a um cidadão desconhecido ao preço de 700 mil kwanzas.
Os suspeitos, segundo a fonte, são residentes das províncias de Luanda e de Benguela, estavam na Huíla há apenas dias para fazerem o respectivo negócio, salientando que diligências prosseguem para determinarem os demais implicados.
Trata-se do primeiro caso de género, de que se registo nos últimos dois anos, na província da Huíla. BP/MS