Ndalatando – Catorze cidadãos da República Democrática do Congo, que entraram ilegalmente no país, foram detidos, quarta-feira, na vila da Camabatela, município de Ambaca, Cuanza Norte, pela Polícia Nacional.
Dos detidos, durante um micro operação, constam oito crianças dos dois aos 14 anos de idade.
Os imigrantes, que entraram em Angola a partir da fronteira do Congo Democrático com a província do Uíge, foram detidos na estrada nacional 140, nas Vila da Camabatela, mediante denúncia de cidadão, na sequência do despite da viatura que os transportava, alguns metros antes do posto policial.
Do acidente, resultou no ferimento de três dos 14 estrangeiros que receberam tratamento e encaminhados aos Serviços de Emigração e Estrangeiro. O motorista e o suposto facilitador meteram-se em fuga.
Os cidadãos, incluindo o suposto facilitador e o motorista, viajavam num veículo ligeiro de cinco lugares de marca Toyota Carina, sendo que alguns estavam no guarda malas.
De acordo com o porta-voz da Polícia no Cuanza Norte, Edgar Salvador, estes estrangeiros tentavam atingir Luanda, capital do país.
Desde Janeiro deste ano, os órgãos de segurança detiveram 25 emigrantes ilegais no posto de controlo de Ambaca, incluindo estes 14, todos do Congo Democrático. IMA/ART