Huambo - O comandante da Polícia Nacional na província do Huambo, comissário Manuel Gonçalves, assegurou, esta segunda-feira, a profissionalização dos condutores para os serviços públicos, visando a redução de acidentes de viação.
O oficial comissário falava no encerramento do curso dirigido a motoristas de transportes públicos, numa iniciativa de uma das escolas de condução, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional(INEFOP).
Na ocasião, prometeu continuar trabalhar na massificação das acções de superação dos condutores, para tirar a província do Huambo da lista das cinco regiões do país que mais acidentes registam
Disse que nos últimos sete meses, foram registados 74 acidentes de viação, com 29 mortos e 89 feridos, resultante do excesso de velocidade, da falta de precaução e do desconhecimento do Código de Estrada.
O comissário Manuel Gonçalves apontou o factor humano como a principal causa dos sinistros rodoviários.
Assinalou que a condução responsável e profissionalizada constitui a via mais acertada, para travar os índices elevados de acidentes de viação, caso se queira reduzir a taxa de mortalidade nas estradas.
Apelou às empresas com frotas de autocarros a legalizarem os seus condutores e a procurarem a profissionalização para o serviço público adequado, a fim de contribuírem na redução dos acidentes de viação.
Para efeito, duas escolas de condução, das 18 legalizadas, estão disponíveis para iniciar a profissionalização dos condutores na categoria dos serviços públicos, para uma circulação segura e confiante. LT/JSV/ALH