Ndalatando - O Comando da Polícia Nacional do Cuanza -Norte apresentou, nesta quinta-feira, seis indivíduos acusados da prática de sabotagem de postos de iluminação pública, furtos e homicídio.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector-chefe Edgar Salvador, entre os detidos constam três indivíduos acusados de danificação de 41 postos de iluminação pública, no troço cidade de Ndalatando-Hospital Geral do Cuanza-Norte “Mário Pinto de Andrade”, onde retiravam as iluminárias para comercialização em fazendas nos municípios do Waco-Cungo (província do Cuanza Sul) e Bailundo (Huambo).
De acordo com o porta-voz, fruto de um trabalho operativo da Polícia, os referidos indivíduos foram encontrados em posse de dez iluminárias solares e 14 bases de suporte das mesmas.
Esclareceu que após a autuação de um dos implicados em flagrante delito e com apoio do mesmo, foi possível deter outros dois já no município do Bailundo (Huambo), onde foram encontrados em posse dos bens subtraídos de Ndalatando.
Referiu que a corporação está empenhada em diligências para a detenção de mais indivíduos envolvidos nesta prática e recuperação dos bens em falta.
De acordo com o mesmo, os implicados encontram-se no Cuanza- Norte a trabalhar em várias fazendas agrícolas, provenientes das províncias do Cuanza Sul, Huambo, Bié e Benguela.
Edgar Salvador apontou igualmente, a detenção de um cidadão indiciado de agredir fisicamente uma anciã, na cidade de Ndalatando, a quem atingiu com uma faca no rosto e de seguida arrancou-a o olho. A idosa faleceu após ser socorrida ao hospital.
Entre os indivíduos apresentados, referiu, constam também dois elementos envolvidos em práticas de roubos de telemóvel na via e junto a instituições de ensino, a par de assaltos a residências.
O porta-voz garantiu o reforço das acções policiais para o combate aos crimes de vandalização de bens públicos, por representarem uma atitude antipatriótica e atentado à moral pública. LJ/IMA/SEC
nnnn