Lubango – O poder da rádio na vida da população marcou hoje, quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, a abertura do primeiro congresso de Radiodifusão, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).
Durante dois dias serão, igualmente, abordados a evolução da Rádio Nacional de Angola (RNA) ao longo dos tempos (processo histórico e actualidade da rádio na província da Huíla), tendências emergentes na radiodifusão, o futuro da radiodifusão (tendências e desafios para o ensino Superior.
O evento tem, entre vários objectivos, a promoção de debates sobre tendências mais recentes na radiodifusão, a discussão de possíveis desafios e oportunidades para o futuro da radiodifusão.
Ao intervir no acto, o presidente daquela instituição do ensino superior, Justino Cangue, sublinhou que trata-se de um evento direccionado para radiodifusões, empresários, gestores e líderes do meio que desejam desenvolver-se e entender o futuro de uma estação emissora.
Sublinhou que a rádio é um lugar privilegiado por atingir contextos diversos, por constituir uma das maiores instituições de informações nas sociedades modernas.
Por sua vez, o vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, valorizou a iniciativa da Rádio ISPI em abordar na academia um assunto que é importante, dado que a Rádio faz parte da vida de muitas pessoas e o debate melhora a formação dos aspirantes à profissão.
Considerou que a actividade perfaz, igualmente, um lugar para continuar a formar e a partilhar conhecimento técnico-profissional no domínio da comunicação em Angola no âmbito da rádio difusão.
Participam na respectiva actividade, estudantes universitários e profissionais de comunicação social e jornalistas. JT/MS