Saurimo – Vinte e cinco pessoas morreram na província da Lunda-Sul, no 3º trimestre do ano em curro, mais oito, comparativamente ao igual período de 2023, em consequência de 122 acidentes de viação.
A informação foi prestada esta quinta-feira, em Saurimo, pela directora em exercício do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, Paula Daniel, sublinhando que 168 pessoas ficaram feridas em consequência dos sinistros.
A acrescentou que os acidentes causaram danos materiais avaliados em 57 milhões e 707 mil Kwanzas, contra Kz 4 milhões, 506 mil e 480.
O desrespeito ao código de estrada, condução sob efeito de álcool e excesso de velocidade, foram entre outras, as principais causas dos acidentes.
Informou que no mesmo período, foram aplicadas mil e 110 multas por diversas infracções, das quais 253 pagas, num valor de 15 milhões, 236 mil e 500 Kwanzas.
A responsável apelou responsabilidade, respeito aos códigos de estrada e prudência, por parte dos automobilista, com vista a redução dos índices de morte por acidentes de viação. JW/HD