Cabinda – Três mil e vinte crimes de natureza diversa foram registados de Janeiro a Dezembro de 2024, pela Polícia Nacional (PN) na província de Cabinda, verificando-se uma redução de 1.291 ocorrências em comparação ao período homólogo de 2023.
Os dados foram revelados segunda-feira, pelo delegado provincial do Ministério do Interior em Cabinda, Francisco Notícia, durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano.
De acordo com o também comandante da Polícia Nacional nesta região mais ao norte do país, deste número de crimes, 2.020 foram esclarecidos pelas autoridades locais.
Disse terem sido detidos, durante o período em análise, 2.290 cidadãos entre nacionais e estrangeiros, acusados por crimes de ofensas à integridade física, furtos, roubos, homicídios, burlas, entre outros actos criminais.
No quadro das acções de combate ao narcotráfico procedeu-se, neste intervalo, ao desmantelamento de 111 focos de venda de drogas pesadas, tendo sido apreendidos 2,81 quilos de crack, 590 pedrinhas e 97, 81 gramas de libanga.
Em relação ao combate aos crimes económicos, o delegado provincial do Minint disse terem sido registados 325 casos de contrabando de derivados de petróleo, que resultaram na apreensão de 485 mil litros de combustível, bem como na detenção de 409 supostos contrabandistas, entre cidadãos nacionais e estrangeiros.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a província de Cabinda notificou 597 acidentes de viação que causaram 80 mortes, 666 feridos e danos materiais avaliados em 160 milhões e 907 mil kwanzas. ING/JFC/JL