Saurimo – Cento e uma pessoas foram detidas desde o dia 10 do corrente mês, na província da Lunda Sul, por por violação e desobediência ao Decreto Presidencial sobre o Estado de Calamidade Pública.
As ocorrências registaram-se em Saurimo, Cacolo e Muconda. Os infractores pagaram multas de 195 mil Kwanzas, depositados na conta bancária da Administração Geral Tributária, em Saurimo.
Os dados foram apresentados esta terça-feira durante a reunião de balanço semanal, orientada pelo segundo comandante provincial da Polícia Nacional para a Ordem Pública, Manuel Lopes.
Fruto das acções policiais, foi impedida a realização de cinco eventos festivos na via pública e em quintais, tendo sido apreendidos os aparelhos de som dos desobedientes, segundo a fonte.
Manuel Lopes afirmou que as forças da ordem e segurança vão continuar a fiscalizar com rigor e fazer respeitar o Decreto Presidencial, tendo em conta o aumento diário dos números de casos positivos de Covid-19 no país.
Apelou à população para pautar por uma conduta responsável, manter o distanciamento físico e usar correctamente a máscara facial, para prevenir-se da doença.