Saurimo – Cento e nove cidadãos, dos quais 15 de nacionalidade congolesa, suspeitos de envolvimento em garimpo ilegal de diamantes, na comuna do Xassengue, município do Cacolo (Lunda-Sul), foram detidos pelas forças da ordem e defesa nacional, durante a operação “Xassengue Brilha”.
Em declarações à ANGOP hoje, quarta-feira, o director de comunicação e imprensa do Interior, Florêncio de Almeida, explicou que a operação, iniciada domingo, visou o combate a exploração ilegal de diamantes e crimes conexos, tendo sido recuperadas viaturas, armas de fogo, munições, moto-bombas, rolos de mangueiras, crivos, pás, barra de minas, motorizadas, televisores, sacos de fuba de milho, arroz e arcas, que serviam de suporte à actividade.
Na mesma operação, foram detidos 11 cidadãos que se dedicavam a vandalização e roubos de material escolar e crimes de homicídio qualificado em razões de meios.
Florêncio de Almeida disse que operações do género serão realizadas em outros municípios, com vista a reprimir actividades ilegais de garimpo de diamantes e outros crimes que em nada abonam a convivência social, reforçando o apelo as populações, para a denúncia.
Referiu que os implicados serão presentes ao Ministério Público para prosseguir com os trâmites processuais subsequentes.
O município do Cacolo dista 141 quilómetros da sede capital de Saurimo, tem uma população estimada em 42 mil 196 habitantes, distribuídos nas comunas de Alto Chicapa, Xassengue, Cucumbi e a sede.JW/PA